Recomendado
Remover Arquivo
Remover Documento <span id="remove-document-name"></span> do <span id="remove-cart-name"></span>?
Estrutura metálica, sistema de barramentos condutores com um comprimento total de mais de 10 quilômetros e eletrificação de 25 quadras de containers, com a implementação da solução Drive-In L para sete RTGs existentes e seis RTGs novos.
Buenaventura/Weil am Rhein, Maio de 2016. Conductix-Wampfler, o fabricante líder mundial de sistemas de energia e transmissão de dados para equipamentos móveis, realizou com sucesso outro grande projeto para a eletrificação de guindastes empilhadores de contêineres sobre pneus (RTGs). A empresa modificou sete RTG´s a diesel fabricados pela Shanghai Zhenhua Port Machinery (ZPMC) no terminal Colombiano TCBuen pertencente ao grupo espanhol TCB, e também forneceu 6 unidades Drive-In L para os novos RTGs fabricados pela Konecranes como parte da expansão do terminal. A Conductix-Wampfler instalou a estrutura metálica em um total de 10.400 metros de sistemas de barramentos condutores. O projeto foi executado em 19 meses tendo sua finalização no Outono de 2015.
“Nós instalamos um total de 25 quadras com a solução de E-RTG Drive-In L, cada um dos quais tem entre 100 e 130 metros de comprimento. Os sistemas de características Single-Side (sistema que alimenta uma quadra) e Back-to-Back (sistema que alimenta duas quadras), configurados em mais de 10 quilômetros de barramentos condutores, 50 Drive-In Zones (área de acoplamento no sistema de barramentos condutores), e 25 pillar boxes (painéis de alimentação dos sistemas de barramentos condutores das quadras) montados sobre um comprimento total do sistema de 2.900 metros”, explicou Andreas Burkart, que é o responsável pelo projeto na Conductix-Wampfler.
Visando a conversão da tensão de 440V para 400V, exigida pelos RTGs da ZPMC, em cada RTG foram instalados dois transformadores. Assim como na instalação das unidades Drive-In L, os RTGs foram equipados com um painel elétrico de força, sistema de controle, sistema de auto direção e reforço para a viga inferior suportar a unidade Drive-In L e os transformadores.
Redução dos índices de manutenção e horas de indisponibilidade
Graças ao seu design compacto, o Drive-In L - independentemente do modelo de RTG e da posição de montagem do conjunto diesel gerador, pode ser instalado em ambos os lados do RTG sob a viga inferior do RTG. Isso faz com que a solução seja a mais flexível do gênero no mercado atual. Os tempos de entrada e saída do RTG representam menos de 20 segundos com o Drive-In L. A curta zona de entrada também torna possível disponibilizar ao RTG, uma alimentação elétrica de qualidade, desde a primeira linha de containers. A compensação também é assegurada para tolerâncias que ocorrem durante a travessia do RTG nos pátios de containers ou devido ao içamento ou descida dos containers. O acoplamento no barramento condutor com o Drive-In L é totalmente automático e controlado exclusivamente a partir da cabine do RTG. Isto elimina a necessidade de pessoas no solo para alternar os blocos, o que aumenta significantemente a segurança no terminal.
"O sistema da Conductix-Wampfler provou ser a melhor alternativa para o uso de sistemas que funcionam com geradores a diesel, especialmente tendo em conta as condições climáticas desafiadoras da costa colombiana", ressalta Eduardo Montero do Grupo TCB. Além de ser a resposta perfeita às necessidades do terminal, o sistema é também extremamente flexível o que significa que ele pode ser expandido tanto quanto necessário. "Além de inúmeras vantagens do sistema, nós também acreditamos que a Conductix-Wampfler pode ser um parceiro altamente confiável, com uma vasta experiência na indústria de guindastes e uma estrutura global de serviços eficiente."
Desafios dominados com sucesso
O projeto complexo de eletrificação em Buenaventura apresentou uma série de desafios para a Conductix-Wampfler. Uma vez que os RTGs ECO fabricados pela ZPMC são equipados com controles ECO1 Siemens e unidades ELFA, a conversão só poderia ser realizada com a colaboração direta da Siemens. "O trabalho de eletrificação muitas vezes teve que ser interrompido devido ao excesso de chuvas, umidade e temperaturas extremamente elevadas e às interferências do trabalho simultâneo de expansão do terminal", lembra Christian Nunez, Gerente de Vendas da Conductix-Wampfler para a América Latina. Os serviços de montagem da estrutura metálica, instalação e trabalhos de conversão, foram realizados sob a supervisão da Conductix-Wampfler Weil am Rhein. As duas empresas locais parceiras que realizaram os trabalhos de montagem da estrutura metálica e modificações nos RTGs, receberam apoio ativo da Conductix-Wampfler Brasil. "Para nós, o projeto em Buenaventura foi um grande exemplo de eficiência e perfeito para preparar-nos para o nosso outro projeto E-RTG para o terminal Brasileiro da Portonave", comenta José Roberto, Supervisor de Serviços da Conductix-Wampfler Brasil.
Maior produtividade e proteção ao meio ambiente
"Graças à eletrificação, temos sido capazes de reduzir significativamente tanto o nosso consumo de energia como o de poluição sonora no terminal de containers TCBuen desde outubro do ano passado. Isto permitiu-nos fazer progressos significativos a respeito de nossa responsabilidade tanto de proteger o meio ambiente como proteger o nosso pessoal o máximo que pudermos ", explica ainda Montero. No entanto, a empresa também está registrando um aumento de produtividade, o que se deve em parte graças a uma diminuição dos incidentes e horas de indisponibilidade. A Conductix-Wampfler assume que, graças às muitas vantagens dos E-RTGs, guindastes operados a diesel só serão utilizados em áreas onde não é tecnicamente possível fornecer eletricidade no futuro. "A realização deste grande projeto na Colômbia permitiu-nos consolidar ainda mais nossa posição como pioneira e líder no mercado", conclui Burkart.